.png)
NOVA ESCOLA
NOVAS APRENDIZAGENS
NOVAS DESCOBERTAS
O centro terapêutico e educativo ÁRVORE DA VIDA apresenta a BEESMART SCHOOL um novo serviço educativo, pedagógico e desenvolvimental para as crianças e jovens.
* Uma sala de estudo e aprendizagem;
* Um grupo de múltiplas inteligências e aptidões.
* Um olhar terapêutico diferenciado
* Um complemento à escola e um apoio às famílias
* Uma escola e um porto-seguro para os pais
A inteligência define-se como a capacidade cognitiva que permite ao ser humano realizar aprendizagens através das suas experiências, usando o seu raciocínio, a resolução de problemas, do pensamento abstrato e a compreensão de ideias complexas. Desta forma tornamos-mos mais adaptados ao ambiente e capazes de sobreviver.
Os primeiros estudos sobre a inteligência defendiam uma visão unitária da mesma, apenas agrupando diferentes capacidades específicas.
Binet e Simon criaram o primeiro teste de inteligência em 1904, com o objetivo de estabelecer uma ferramenta de medida da mesma. Posteriormente, Stern relacionaria o conceito de idade mental com a idade cronológica e Terman desenvolve o conceito de quociente intelectual ou qi.
Contudo, este mostrou ser um entendimento simplista e redutor, ou seja, a inteligência matemática de uma criança não é potencialmente maior e mais relevante do que de outra criança que possui facilidade em memorizar fielmente o quadro das multiplicações, apesar de aparentemente existir uma menor compreensão do processo da multiplicação. Não existem comparativamente, inteligências mais relevantes umas do que outras.
A organização social e educacional tem contribuído ao longo dos tempos para essa mistificação. Na verdade, pode existir um elo de compensação entre as inteligências, permitindo diferentes formas de aquisição e aprendizagem do mesmo tema.
Assim sendo, se compreende a relevância de existirem e se insistir em métodos de ensino distintos, pois as crianças pela sua personalidade e constituição mental assim o exigem.
As crianças têm sido sujeitas a métodos de ensino generalistas, considerados como capazes de abranger todas as possibilidades.
Na BEESMART SCHOOL olhamos para a constituição intelectual como um conjunto de inteligências múltiplas distintas, semi-independentes e inter-correlacionadas, representativas de uma ampla gama de habilidades cognitivas.
O psicólogo americano Howard Gardner defende a tese da existência de 8 tipos de inteligências humanas, contudo na nossa escola comtemplamos outros tipos de inteligência, como o conceito de inteligência emocional estudada por Daniel Goleman, entendida como a inclusão das emoções e conhecimento da sua importância na faculdade mental.
NOSSA
Missão
Na BEESMART SCHOOL nutrimos as crianças e garantimos o seu apoio à medida que se desenvolvem na sua independência e confiança, desenvolvem habilidades sociais, identificam e gerenciam as suas emoções, desenvolvimento intelectual através de atividades práticas, desenvolvem resiliência. No final, fomentamos o amor pela aprendizagem, por si mesmos, os outros e a vida.
NOSSA
Metodologia
-
Aprendizagem colaborativa
-
Ambiente cowork educacional
-
Oficinas de aptidões (correspondência a cada área intelectual)
Em termos práticos a BEESMART SCHOOL proporciona um funcionamento em sistema open space para que as crianças/jovens aprendam a respeitar as diferentes idades, necessidades e formas de estar. Saber estar em grupo e garantir que todos têm espaço para ser e se manifestar. Quebrar o conceito de sala de aula.
NOSSA
Pedagogia
-
Teorias das Múltiplas Inteligências
-
Educação Sistémica
-
Educação Bilingue
-
Educação Montessori