NOVA ESCOLA

NOVAS APRENDIZAGENS

NOVAS DESCOBERTAS

O centro terapêutico e educativo ÁRVORE DA VIDA apresenta a BEESMART SCHOOL um novo serviço educativo, pedagógico e desenvolvimental para as crianças e jovens.

* Uma sala de estudo e aprendizagem;

* Um grupo de múltiplas inteligências e aptidões.

* Um olhar terapêutico diferenciado 

* Um complemento à escola e um apoio às famílias

* Uma escola e um porto-seguro para os pais

A inteligência define-se como a capacidade cognitiva que permite ao ser humano realizar aprendizagens através das suas experiências, usando o seu raciocínio, a resolução de problemas, do pensamento abstrato e a compreensão de ideias complexas.  Desta forma tornamos-mos mais adaptados ao ambiente e capazes de sobreviver.

Os primeiros estudos sobre a inteligência defendiam uma visão unitária da mesma, apenas agrupando diferentes capacidades específicas.

Binet e Simon criaram o primeiro teste de inteligência em 1904, com o objetivo de estabelecer uma ferramenta de medida da mesma. Posteriormente, Stern relacionaria o conceito de idade mental com a idade cronológica e Terman desenvolve o conceito de quociente intelectual ou qi.

Contudo, este mostrou ser um entendimento simplista e redutor, ou seja, a inteligência matemática de uma criança não é potencialmente maior e mais relevante do que de outra criança que possui facilidade em memorizar fielmente o quadro das multiplicações, apesar de aparentemente existir uma menor compreensão do processo da multiplicação. Não existem comparativamente, inteligências mais relevantes umas do que outras.

A organização social e educacional tem contribuído ao longo dos tempos para essa mistificação. Na verdade, pode existir um elo de compensação entre as inteligências, permitindo diferentes formas de aquisição e aprendizagem do mesmo tema.

Assim sendo, se compreende a relevância de existirem e se insistir em métodos de ensino distintos, pois as crianças pela sua personalidade e constituição mental assim o exigem.

As crianças têm sido sujeitas a métodos de ensino generalistas, considerados como capazes de abranger todas as possibilidades.

Na BEESMART SCHOOL olhamos para a constituição intelectual como um conjunto de inteligências múltiplas distintas, semi-independentes e inter-correlacionadas, representativas de uma ampla gama de habilidades cognitivas.

O psicólogo americano Howard Gardner defende a tese da existência de 8 tipos de inteligências humanas, contudo na nossa escola comtemplamos outros tipos de inteligência, como o conceito de inteligência emocional estudada por Daniel Goleman, entendida como a inclusão das emoções e conhecimento da sua importância na faculdade mental.

NOSSA
Missão

Na BEESMART SCHOOL nutrimos as crianças e garantimos o seu apoio à medida que se desenvolvem na sua independência e confiança, desenvolvem habilidades sociais, identificam e gerenciam as suas emoções, desenvolvimento intelectual através de atividades práticas, desenvolvem resiliência. No final, fomentamos o amor pela aprendizagem, por si mesmos, os outros e a vida. 

NOSSA
Metodologia
  • Aprendizagem colaborativa

  • Ambiente cowork educacional

  • Oficinas de aptidões (correspondência a cada área intelectual)

Em termos práticos a BEESMART SCHOOL proporciona um funcionamento em sistema open space para que as crianças/jovens aprendam a respeitar as diferentes idades, necessidades e formas de estar. Saber estar em grupo e garantir que todos têm espaço para ser e se manifestar. Quebrar o conceito de sala de aula. 

NOSSA
Pedagogia
  • Teorias das Múltiplas Inteligências

  • Educação Sistémica

  • Educação Bilingue

  • Educação Montessori